Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Fernando José de Holanda |
Orientador(a): |
Lima, João Policarpo Rodrigues |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11128
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Resumo: |
A presente dissertação analisa impactos das tecnologias surgidas a partir dos anos 1990, sobre a indústria fonográfica brasileira. Ampara-se no eixo teórico da ciência econômica, sua relação com processos de inovação e o posterior impulso ao estudo da economia da cultura. O trabalho trata do surgimento da música gravada, sua introdução no Brasil e suas fases. A pesquisa aponta como a invenção do (long play) LP tornou esta atividade uma das maiores indústrias do mundo. A investigação ressalta ainda as principais características da indústria fonográfica, de áudio e de instrumentos musicais no Brasil, durante o período da substituição de importações até a abertura comercial. Em sequência, aborda o padrão inaugurado com a introdução do (compact disc) CD e o surgimento de uma nova plataforma de negócios a partir do formato digital na música. O estudo analisa também marcos da propriedade intelectual, direito autoral, pirataria e as particularidades do comportamento dos mercados doméstico e externo dos principais elos da cadeia produtiva entre 2000 e 2011. Conclui-se que, o setor fonográfico ainda não foi capaz de recuperar as perdas com a pirataria, e que a indústria brasileira de áudio e instrumentos musicais dá sinais bastante visíveis de sua baixa competitividade |