Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
MEDEIROS, Wagner Oliveira de |
Orientador(a): |
PINHO, Fabio Assis |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24626
|
Resumo: |
Trata a Representação da Informação segundo a sua aplicabilidade como instrumento de sistematização do conteúdo registrado em suportes artístico-pictóricos, como recurso de compreensão dos assuntos memorialísticos representados visualmente nas narrativas que compõem estas obras, discutindo o uso dos mapas conceituais como ferramenta de representação. Para discussão teórica concatena em primeira instância as relações que se estabelecem entre a Ciência da Informação, os estudos memorialísticos e a arte, elencando sob quais perspectivas de compreensão da memória registrada no suporte artístico, a Ciência da Informação pode aplicar seus métodos e técnicas de tratamento informacional, para a representação da informação nestes suportes, oportunizando a valoração do suporte artístico, como fonte de informação nas discussões sobre a memória que é produzida socialmente. Em um segundo momento, envereda-se a apresentação teórica - não exaustiva - de considerações gerais sobre a área de Organização do Conhecimento e da Representação da Informação, abrindo espaço à apresentação das atividades de indexação, classificação – como categorização – na formação de produtos documentários, como os índices e, com maior ênfase, os mapas conceituais. Por fim, foram construídos mapas conceituais das obras artístico-pictóricas do artista plástico pernambucano Joaz Silva, com base na análise do conteúdo memorialístico identificado imageticamente nestas, a fim de viabilizar – pela construção do produto documentário – discussões e reflexões posteriores sobre tais obras. |