Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Monteiro, Amanda Rafaelly Casé |
Orientador(a): |
Moreira, Fernando Diniz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10967
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Resumo: |
O trabalho explora as repercussões na arquitetura de Acácio Gil Borsoi de um tema fundamental no debate nacional e internacional do pós-guerra: a busca por uma nova monumentalidade capaz de responder aos anseios por símbolos de vida comunitária. O Brasil se consagrou na crítica internacional com um dos edifícios precursores no desafio de uma arquitetura monumental, o Ministério de Educação e Saúde do Rio de Janeiro. Em seu projeto arquitetônico, tinha o compromisso de representação pública e monumental, que foi apresentada por meio de dois artifícios, a utilização de princípios arquitetônicos prototípicos imanentes, como os greco-romanos, e o desejo de alcançar a nova monumentalidade. Configurou-se assim, a fórmula da monumentalidade brasileira: composição modernista e princípios clássicos como definidores da imagem pública. O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar por meio da obra pública de Acácio Gil Borsoi a permanência da Monumentalidade, clássica e moderna, na Arquitetura Moderna Brasileira. Os objetos de estudo consistem nos edifícios públicos do arquiteto, construídos entre os anos 1972 a 1993, foram o Palácio da Justiça de Teresina (1972), o Ministério da Fazenda de Fortaleza (1975), a Assembleia Legislativa do Piauí (1984) e o Centro Administrativo de Uberlândia (1990), edifícios que sintetizaram a preocupação com o civismo e com a representatividade da comunidade na obra de Borsoi. Primeiramente o estudo dedicou-se ao conhecimento dos tipos de edifícios públicos a fim de compreender a existência de elementos prototípicos. Depois os edifícios foram estudados sobre a óptica da monumentalidade clássica, pelos princípios clássicos citados por Vitruvius e da nova monumentalidade, nos escritos Sigfried Giedion, o qual alertou para a necessidade de a arquitetura moderna dar respostas às necessidades de conjuntos monumentais que representassem a organização da vida cívica. A partir disso, as obras foram analisadas pelos seus caracteres monumentais clássicos e modernos permitindo a compreensão da permanência da monumentalidade na arquitetura moderna brasileira. |