Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rafael Alves de
Orientador(a): PINHO, Fábio Assis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245
Resumo: Aborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória. Em seguida, apresenta um resgate teórico e epistemológico da Organização do Conhecimento enquanto campo de estudo, destacando o construto teórico que fornece subsídios para a elaboração de métodos e técnicas que permitam o arranjo e a recuperação de documentos, e sua aplicabilidade nas ciências em geral, enfocando-se nas questões relacionadas à análise de documentos. Aborda a questão do aboutness, elemento que, embora inerente à análise de assunto, possui divergências relacionadas ao seu conceito e à sua tradução para a língua portuguesa. Delimita a abordagem para a questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Propõe uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, uma análise da possível aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fins fotográficos em obras de arte. Dessa forma, aplica as metodologias escolhida na obras de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte.