Entre o sagrado e o profano: as interfaces d’O fiel e a pedra, de Osman Lins, pelo retrovisor da memória

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Isis de Paula Oliveira de
Orientador(a): LIRA, David Pessoa de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49613
Resumo: A relação dialógica entre as manifestações do sagrado-profano e a literatura existe desde as primeiras manifestações de consciência da linguagem humana, as quais se entrecruzam e formam um labirinto de possibilidades de leituras e inter- relacionamento de saberes. Nesse sentido, este trabalho busca realizar um estudo sobre a obra O fiel e a pedra, do escritor Osman Lins, a partir do conceito de hierofania e sua relação com o caráter de ressignificação do cânone literário pelo crivo da memória. Para uma melhor dinamicidade de leitura, o trabalho desdobra-se a partir de três pontos principais. O primeiro volta-se às investigações que estreitam as duas áreas de conhecimento em foco (o discurso de religiosidade e a literatura), além de discorrer sobre aspectos relativos ao mito, ao mundo sagrado e ao mundo profano e à reflexão da crítica e tradição literárias; o segundo está alinhado às discussões que enlaçam a crítica da linguagem, a memória e a literatura, por meio de elementos tradicionais presentes nos ritos de passagem e a imagem do silêncio assinalados como metáforas da própria obra; e por último, discute-se o processo de visão acerca da crítica da linguagem à luz da trajetória poética osmaniana, bem como a importância da memória para formação do cânone literário. Por essa perspectiva, será possível observar como as reflexões apresentadas, nesta pesquisa, empenham uma releitura crítica do romance O fiel e a pedra em permanentes e diferentes diálogos com os aspectos que atravessam a expressão do binômio sagrado-profano relevantes à tríade: criação, crítica e teoria literárias.