Rapsódia em vermelho: a poética de JeanClaude Pinson

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Everaldo Arraes De Alencar Norões, José
Orientador(a): de Holanda Barros, Lourival
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7561
Resumo: Neste trabalho observouse o declínio da influência da França na literatura brasileira, sobretudo a partir da segunda metade do século passado e buscouse conhecer as tendências da poética contemporânea naquele país. O foco principal da dissertação foi a obra do poeta e crítico JeanClaude Pinson, especialmente seu livro Free Jazz. Através de seus textos buscouse conhecer algumas correntes da poesia da França, especialmente aquela à qual ele se vincula: a da busca de uma póética , cujas raízes estão fincadas no Romantismo Alemão e no pensamento do poeta italiano Leopardi. JeanClaude Pinson recorre a um estilo multifacetado, caracterizado por ele como poikilos, termo grego utilizado em As Bacantes de Eurípedes para designar algo pintalgado, de aspecto diversificado e sem clara definição de gênero. Também foi constatado que a crítica poética de JeanClaude Pinson se opõe a certas características da poesia moderna enunciadas no clássico de Hugo Friedrich, Estrutura da lírica moderna . Tal fato o insere numa linhagem de críticos como Yves Bonnefoy, Alfonso Berardinelli e Michael Hamburger. A leitura de Free Jazz mostrou as particularidades da escrita de um poeta contemporâneo da França e a coerência entre sua poesia e seu pensamento crítico. Revelou também elementos susceptíveis de possibilitar o estudo comparativo entre a escrita praticada por poetas franceses e brasileiros