O tempo na narrativa : significando a experiência escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: RIBEIRO, Anália Keila Rodrigues
Orientador(a): LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Psicologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38080
Resumo: Este trabalho investiga o processo de significação da experiência escolar em narrativas escritas por alunos do 3o ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Recife. Para isso, uma metodologia na qual o tempo narrativo representa o eixo de análise é proposta. Dois aspectos fundamentais servem de base teóricometodológica para esta proposta de análise de narrativas: 1) A concepção de que a experiência é transformada através de um processo mimético sucessivo e interdependente da mediação da linguagem, desdobrado em três dimensões, que possibilita à experiência ser alçada à esfera do significado. 2) O enfoque na natureza constitutiva do tempo para a emergência de significado no discurso narrativo. Este tempo é concebido como um tempo espacializado, um cronotopos. O conceito de intratemporalidade, na qual o ser humano é lançado entre as coisas que importam, fornece as especificidades do cronotopos que o ligam à narrativa como processo mimético da experiência. Estes dois pressupostos baseiam a metodologia proposta, na qual o processo de configuração narrativa da experiência é analisada em três etapas, que foram chamadas, com base na nomenclatura apresentada por Ricoeur (1994), de mimesis 1, mimesis 2 e mimesis 3. Foram selecionadas vinte narrativas para exibir esta proposta metodológica. Todas incluíam a experiência de reprovação e/ou abandono, considerados como ameaças ao desfecho da experiência escolar. A primeira etapa de análise, mimesis 1, se ocupa do entendimento partilhado entre o autor e a audiência sobre o mundo da ação, que compreende a) a estrutura semântica da ação; b) seus recursos simbólicos; e, c) seu caráter temporal. Os resultados apontam a existência de quatro tempos e quatro espaços de significação que compõem a estrutura cronotópica das narrativas analisadas. A segunda etapa de análise, mimesis 2, se ocupa da distribuição de Concordâncias e discordâncias pela estrutura cronotópica da narrativa, como composição dramática do enredo. Os resultados apontam a convergência das dimensões de tempo e espaço na caracterização da carga dramática como o segundo nível de significação implicado na narrativa. A terceira etapa de análise, mimesis 3, articula a relação entre o canônico e o novo, visando a inteligibilidade da narrativa. Os resultados destacam o caráter dialógico da significação, na qual o desenvolvimento e constituição do self aparecem como requisitos da inteligibilidade que compõe este terceiro nível de significação.