Macedonio Fernández e as tramas da (des)continuidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: ABRÊU, Erica Thereza Farias
Orientador(a): CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13329
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a experimentação narrativa proposta por Macedonio Fernández no Museu de la Novela de la Eterna, além de estabelecer conexões entre o romance e algumas outras obras do autor, em especial as dedicadas a uma reflexão sobre o trabalho de composição e a linguagem utilizada. Partimos do pressuposto da relevância do autor e de sua obra para a literatura latino-americana, posto que ao contestar os modelos de romance vigentes, instaura uma busca sobre a forma que parte do contexto das vanguardas e perpassa a literatura atual. Defendemos o Museo de la Novela como obra máxima dentro na produção literária macedoniana, já que se projeta como possível realização da proposta estética construída pelo autor argentino ao longo de sua vida. Pretendemos aqui refletir sobre os mecanismos de construção do ficcional dentro do romance, com base nas teorias desenvolvidas pelo autor, mas também observar a posição ocupada por Macedonio Fernández nas vanguardas argentinas.