Coleta multiagente de recursos em jogos de estratégia em tempo real

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: MOURA JÚNIOR, José Carlos de
Orientador(a): RAMALHO, Geber Lisboa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31335
Resumo: Uma tarefa bastante comum em jogos de estratégia de tempo real (RTS) é a coleta de recursos (por exemplo, ouro, minério, madeira ou alimentos).Ela é de grande importância para o desenrolar do jogo, pois a quantidade de recursos coletados vai determinar a velocidade de crescimento e evolução dentro do jogo. Essa tarefa normalmente é executada por vários Non Player Characters (NPC), que são os personagens não controlados pelo jogador, implementados como agentes inteligentes, que após uma designação inicial deve ser capaz de manter-se executando tal ação sem a necessidade de ações do jogador. Tal tarefa se torna complicada, e com isso interessante, devido a necessidade da coordenação entre os agentes, para que eles possam trabalhar de maneira cooperativa e não competitiva. Nesse trabalho, será apresentado um estudo sobre várias arquiteturas de sistemas multiagentes dedicadas a coleta de recursos. Serão apresentadas as vantagens e desvantagens de cada abordagem em relação às demais, segundo os critérios apresentados, e como elas contribuem para o objetivo da cooperação.