Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
BENVINDA, Nalfran Modesto |
Orientador(a): |
COSTA, Marcos Roberto Nunes |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao Integrada em Filosofia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35330
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Resumo: |
A Ética das Virtudes e sua fundamentação são o objeto de estudo desta pesquisa. Partindo do pensamento de Alasdair Macintyre, autor de Depois da Virtude, o trabalho apresenta o esforço do pensamento contemporâneo em reabilitar esta proposta ética. Seguindo a orientação do próprio Macintyre de que seria necessário investigar a reconciliação que Tomás de Aquino operou entre a tradição bíblica e o pensamento aristotélico, o texto responde à seguinte pergunta: a Ética das Virtudes, de raiz aristotélica, pode receber contribuições do pensamento cristão, especialmente de natureza tomista? A tese que brota como tentativa de resposta a esta questão é a de que o pensamento cristão, via Tomás de Aquino, oferece significativas contribuições à fundamentação desta corrente do pensamento ético. A pesquisa bibliográfica, de natureza indutiva, percorre um caminho de análise e interpretação dos textos fundamentais do Macintyre, Aristóteles e Tomás de Aquino. Na busca de atingir sua finalidade, são aprofundados os temas acerca do “anti-iluminismo ético” e a recolocação da Ética das Virtudes ao pensamento contemporâneo. Nesta parte, abordam-se as principais críticas à “ética do dever” e a “ética utilitarista” ou “consequencialista”; em seguida, apresenta-se a crítica de Macintyre ao projeto moderno de fundamentação da ética, como também a sua teoria moral, fundamentada numa Ética das Virtudes; por fim, a partir da própria indicação do Macintyre de que sua leitura do pensamento tomista foi insuficiente, o texto analisa fundamentos da Ética das Virtudes em Aristóteles e apresenta os conceitos do pensamento tomista que, aqui, entende-se como o contributo a esta ética. |