Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
RODRIGUES, Michelle Gonçalves |
Orientador(a): |
CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12063
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Resumo: |
Este trabalho apresenta dois objetivos que se complementam. O primeiro consiste em investigar os processos que propiciaram, e ainda continuam a favorecer até o presente momento desta tese de doutoramento, a visibilidade de uma religião de origem indígena, a Jurema, no espaço urbano da cidade de Recife/PE. Para desenvolver meu argumento, detenho-me na elucidação sobre o processo de invisibilidade sofrido pela Jurema na área urbana da capital, passando por sua ontologia antropofágica e barroca – entendendo-se, aqui, que a Jurema está para além de uma religião e, por isso, foi possível sua manutenção conjugada a outros tipos religiosos – e os atuais acontecimentos que proporcionaram a sua visibilidade. Meu intento para essa investigação surgiu com as primeiras elucubrações sobre o lugar de destaque dessa religião no cenário religioso pernambucano, o que veio a ser comprovado mais tarde com a divulgação dos resultados da Pesquisa Socioeconômica e Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros. Porém, durante o desenvolvimento do objetivo inicial, uma segunda hipótese começou a se formular entre e paralelamente à primeira. A Jurema ganhava e ganha visibilidade por meio de seus adeptos; entretanto, essa visibilidade ocorre para além do cenário religioso, ela se dá com mais afinco no campo da política. Dessa segunda assertiva, delineei o segundo objetivo, o de investigar como as religiões consideradas mágicas podem fomentar sujeitos para o debate político, no que tange aos conceitos de democracia e laicidade, na busca pela cidadania. Nessa parte, realizo uma abordagem teórica, por meio de um diálogo entre as ciências sociais e a filosofia política, para demonstrar a potencialidade fomentadora da religião para o debate político no espaço público e na constituição da esfera pública brasileira. Para formular as observações que apresento, desenvolvi uma pesquisa etnográfica, pelo período sistemático de dois anos, entre 2010 e 2012, no Terreiro Mensageiros da Fé, também denominado como Ilê Asé Oyá Egunitá, casa religiosa que abriga Jurema e Candomblé. Apesar de ter concentrado minhas investigações nessa casa religiosa, também acompanhei alguns rituais no espaço conhecido como Tenda da Casa Verde, terreiro liderado pelo mesmo babalorixá e juremeiro responsável pelo Terreiro Mensageiros da Fé. Além dos espaços religiosos, concentrei minhas investigações nas atuações do Quilombo Cultural Malunguinho, uma associação direcionada à Jurema e organizadora de um evento anual, o Kipupa Malunguinho, do qual acompanhei três edições. O evento visa, além do culto religioso à Jurema, à sua visibilidade entre as religiões em Pernambuco. Por fim, realizei diversas entrevistas com juremeiros e candomblecistas, ligados aos terreiros das cidades de Recife e Olinda, e com as lideranças da Associação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, realizadora de uma Caminhada anual na cidade de Recife. |