Cinema brasileiro nos jornais : uma análise da crítica cinematográfica na Retomada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Joaquim da Silva Junior, Luiz
Orientador(a): Teixeira Vieira de Melo, Cristina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3366
Resumo: O cinema realizado no Brasil vem sofrendo mudanças em vários aspectos desde 1995 ano que deu início ao período batizado como o da Retomada do cinema brasileiro. Acompanhando essas mudanças, a crítica cinematográfica publicada nas editorias de cultura dos jornais diários do país também experimentou alterações. O objetivo de nosso trabalho é analisar o desenvolvimento do discurso dessa crítica sobre o cinema nacional até o ano 2002. Os textos utilizados como objeto desta pesquisa são as críticas dos filmes Carlota Joaquina 􀂱 Princesa do Brazil, de Carla Camurati, Central do Brasil, de Walter Salles, e Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, publicados por ocasião de suas datas de lançamento nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Commercio, e Zero Hora. Acreditamos que essas alterações foram motivadas pela relação da crítica com o público de cinema, da crítica com a conjuntura sócio-econômica brasileira, e da crítica com a própria expressão cinematográfica em vários níveis de gradação técnica. Vemos na Análise do Discurso, seguindo sua versão francesa, um aparato teórico pertinente para identificar nos textos as marcas que promovem essa relação dialógica entre o crítico e seu objeto, como também um instrumento para entender a razão dessas oscilações