Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
VIEIRA, Lorena Taulla |
Orientador(a): |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Historia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40355
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Resumo: |
O presente trabalho tem como tema a história institucional do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), fundado em 1997 na cidade do Recife. Como recurso de aprofundamento, analisa mais detidamente o período de atuação do diretor e crítico de arte Moacir dos Anjos, entre os anos 2001 e 2006. A partir do exame do projeto apresentado pelo crítico, no início da gestão, o texto busca discutir os papeis desempenhados por Moacir dos Anjos, como diretor e curador à frente do Museu, na composição da trajetória da Instituição. Com finalidade de refletir sobre a escolha do perfil curatorial assumido pelo diretor, a dissertação analisa o processo de criação tardia de um museu de arte moderna para a cidade, que extinguiu a antiga Galeria Metropolitana de Arte do Recife no final de 1996. A segunda parte do texto apresenta um panorama histórico das políticas públicas de cultura, a partir da abertura político democrática no Brasil. Esta mirada contribui com a análise sobre a maneira que o Museu é tomado como parte da atuação do Estado e das políticas públicas de cultura. O enfoque teórico-metodológico permite tensionar como, através dessas políticas públicas, o governo municipal administrou o Mamam enquanto bem público, compondo assim a história institucional do Museu. Para alcançar tais objetivos, esta dissertação também examina as ações realizadas ao longo dos seis anos da gestão de Moacir dos Anjos, tendo como norte seu alinhamento ou desalinho com o projeto curatorial planejado e as políticas municipais de cultura construídas para a cidade pelo Governo municipal – de quem dependiam, financeiramente, em grande medida as ações do Mamam. Com este intuito, o trabalho busca articular, em diálogo com a análise das fontes, a experiência desse sujeito – o curador –, que cumpre também a função de diretor, inscrita numa prática social que perfaz múltiplos campos de atuação e espaços de sociabilidade, diante de um campo de saber como as políticas públicas para cultura. |