Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
SANTOS, Yara Medeiros dos |
Orientador(a): |
SILVA JÚNIOR, José Afonso da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37638
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Resumo: |
Esta tese de percurso discute a construção do jornalismo visual nas narrativas de grandes reportagens produzidas no Brasil, indicando características da cultura visual jornalística na trajetória de sua produção. A base teórica busca estabelecer como os recursos visuais funcionam em conjunto na grande reportagem enquanto elementos narrativos, articulando palavras, imagens e design. A pesquisa revisita a história de produções jornalísticas expressivas, apresentando uma historiografia ilustrada da grande reportagem com exemplos brasileiros e estrangeiros, entre eles, das revistas O Cruzeiro, Diretrizes e Realidade, do Jornal do Brasil e do Jornal da Tarde. A tese discute a valorização da área no Brasil, apresentando transformações gráficas que atingem a imprensa durante a transição para os meios de produção digitais. Foi elaborada uma matriz metodológica para investigar o percurso do jornalismo visual da grande reportagem e sua produção contemporânea. A análise estabeleceu planos, divididos em elementos estruturais, funcionais e expressivos, baseados no modelo de análise pragmática da narrativa. A partir deles, identificaram-se como parâmetros principais: a narrativa visual, a edição, o design e a visibilidade. Também foram entrevistados quinze profissionais integrantes de equipes de produção visual. A metodologia de Lluís Codina (2004) foi adaptada para organizar sistematicamente o olhar sobre as reportagens, criando indicadores e fases de observação. A tese apresenta a análise densa de quatro grandes reportagens contemporâneas dos jornais O Povo (CE), Jornal do Commercio (PE), Estado de Minas (MG) e O Estado de S. Paulo (SP), além de citar outros exemplos. A pesquisa revelou um período de ruptura do jornalismo visual com mudanças de funções e valorização de novas experiências visuais para leitores de telas e a necessidade da formação de jornalistas visuais. |