Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
RIBEIRO, José Helber Siqueira Gomes |
Orientador(a): |
MACIEL, Caio Augusto Amorim |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Geografia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41469
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Resumo: |
O foco desse trabalho são as geografias da música olindense ampliadas na paisagem cultural do Sítio Histórico da cidade (colinas) e no bairro de Peixinhos (alagados). Tal investigação se pauta na conexão sonora dos grupos musicais – Banda Eddie e Afoxé Alafin Oyó representando as Colinas e o Bloco Afro Cultural Lamento Negro e o Grupo Batuque representado os alagados– analisados a partir da experiência do lugar, das identidades e territorialidades que enredam o fazer artístico desses grupos nessas paisagens musicais de centro–periferia. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa se deu na perspectiva da geografia humanista e cultural que envolveu revisão bibliográfica, análise de documentos, pesquisa de campo, entrevistas, participação em shows e análises das músicas que dialogam com o recorte geográfico em questão. O município abriga musicalidades de variados estilos locais (Frevo, Afoxé, Coco, Maracatu, Samba.) e outros mais universais (Rock, Pop, Reggae) na qual muitos são parte da identidade sonora dos grupos envolvidos na pesquisa. Olinda é um município com muitas desigualdades socioterritoriais, embora em decorrência do sítio tombado tem um imaginário que reporta ao patrimônio histórico, além da riqueza arquitetônica há também uma grande expressão de valores musicais. Dentre os espaços olindenses, fora do Sítio Histórico, onde pulsa um importante conjunto de expressões musicais está o bairro de Peixinhos e adjacências. Território com muitos problemas sociais em que o contexto de gênero de vida da maioria de sua população se coloca pelas dificuldades de sobrevivência do seu habitar/viver. Desse modo, a pesquisa foi identificou por meio da paisagem sonora, da experiência do lugar, do cotidiano vivido das pessoas entrevistadas e da identidade territorial dos grupos os significados que ensejam as espacialidades de uma Olinda musical. Também foi constatado que nessa relação socioespacial, relativamente díspar entre as colinas e os alagados, os grupos pesquisados do Sítio Histórico e de Peixinhos não estão necessariamente em oposição, mas sim, interagem e solidarizam constituindo parte do manancial cultural que envolve o município. |