Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Frederico José Machado da |
Orientador(a): |
VIEIRA, Anco Márcio Tenório |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15368
|
Resumo: |
Tomando como certas as proposições de que Martins Pena foi um dos principais autores do teatro durante o século XIX no Brasil, a presente tese avalia a influência do teatro costumbrista martimpenista na obra teatral de um dos maiores autores do Romantismo brasileiro, José de Alencar, com o objetivo de reposicionar a história da literatura teatral brasileira no tocante às produções cômicas oitocentistas, instituindo uma relação entre o teatro de Alencar e suas demais produções ficcionais. Para tanto, fizemos uma retomada da definição de Realismo, apresentando considerações sobre o conceito e sua relação com uma visão de mundo antiburguesa, leituras dos textos críticos formadoras das ideias teatrais do século XIX e analisamos Os dois ou o inglês maquinista e O demônio familiar para mostrar a influência do teatro romântico sobre o que se costuma chamar de teatro realista. O resultado de nossas pesquisas mostrou que aquilo classificado como comédia realista brasileira é na realidade comédia romântica. |