Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
FIGUERÊDO, Raiza Barros de |
Orientador(a): |
CRUZ, Fatima Maria Leite |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Psicologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30335
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Resumo: |
Esta tese compreendeu os sentidos de criatividade na docência na educação superior. Atualmente, na área educacional a discussão de metodologias inovadoras e o discurso de inovação com base nas tecnologias predomina nos processos de ensino e de aprendizagem, o que levou a problematizar o lugar da criatividade, nesse debate. Adotamos como referenciais, a Teoria das Representações Sociais na leitura psicossocial do fenômeno e a Psicologia da Arte, desenvolvida por Lev Vygotsky, além dos estudos da Pedagogia Universitária. Entendemos a criatividade, como Vygotsky, para quem a tarefa criadora é toda atividade humana geradora de algo novo, surge na infância, perdura e, se vincula à docência porque ensinar com criatividade é ação humana. Com relação ao percurso metodológico, participaram da pesquisa cento e vinte e três professores da educação superior de uma instituição pública e outra privada, localizadas em Recife-Pernambuco e pertencentes às áreas de Saúde, Educação, Tecnologia e Artes. Como instrumentos, na primeira fase realizamos a análise documental dos anais do I Seminário de inovação pedagógica - UFPE/2014, e os perfis curriculares dos cursos nos quais os participantes lecionavam, interpretados a partir do referencial dos Núcleos de significação como instrumento para apreensão da constituição de sentidos, pautado na Psicologia Sócio-Histórica (AGUIAR; OZELLA, 2006). Na segunda, aplicamos questionários de associação livre de palavra, os quais foram analisados a partir do software Iramuteq, com análise prototípica, identificando o núcleo central e o sistema periférico das representações sociais de criatividade. Na terceira, analisamos vídeos enviados pelos participantes, referentes ao processo criativo na docência, editados para discussão no grupo focal. A quarta fase desenvolveu-se mediante três grupos focais, aprofundando os sentidos emergentes. Após a participação no grupo, foram enviados por email alguns dilemas concernentes a questões de cunho prático sobre a docência. Os vídeos, grupos focais e dilemas foram analisados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Realizamos, ainda, uma oficina devolutiva dos resultados que possibilitou novas análises. Nos resultados, a criatividade foi associada à pesquisa, à interação, à inovação, às tic’s e à liberdade e na análise dos currículos dos cursos a criatividade emergiu notadamente na área de Artes, figurando na maioria das vezes, como componente eletivo nos cursos das demais áreas, o que mostra a importância de expandir esse debate para os diversos campos do saber. Nos vários contextos da educação superior, criatividade, tecnologia e inovação foram considerados como sinônimos, embora sejam conceitos distintos. A liberdade foi atrelada às práticas docentes criativas e à autonomia docente. |