Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Lima Belém de Barros, Raphael |
Orientador(a): |
Frota Alves, Carina |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2453
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Resumo: |
O desenvolvimento de um jogo digital é uma atividade complexa, que exige a realização de tarefas bastante distintas. Por isso, é necessária uma equipe formada por profissionais com diferentes formações. Pesquisadores de diferentes áreas têm realizado estudos relacionados ao processo de desenvolvimento e práticas de apoio à criação de jogos. Entretanto, muitas vezes essas abordagens propostas não se adéquam a todos os papeis que compõem uma equipe de desenvolvimento de jogos. A fim de alcançar resultados mais coerentes e precisos, a definição de processos de desenvolvimento e ferramentas de apoio deve partir de um estudo detalhado a respeito das características de equipes e de projetos de desenvolvimento de jogos. Assim, esse trabalho investiga a forma como as equipes de jogos são compostas e como seus membros se comunicam. Esses fatores foram escolhidos como objetos de estudo por serem determinantes para o sucesso de um projeto de desenvolvimento de jogos. Para a realização desse estudo foi necessário adotar uma postura investigativa, que permitisse aprender com o objeto de estudo. Esse é o viés adotado pelo paradigma qualitativo de pesquisa. Dessa forma, neste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, investigando profissionais e empresas de jogos do Estado de Pernambuco. Durante o estudo de campo foi possível coletar, além do conhecimento e opiniões de diversos profissionais, características do cotidiano de um projeto de desenvolvimento de um jogo. Para isso, foram utilizadas observações, entrevistas e debates (grupo focal) com especialistas da área. A partir da interpretação dos dados coletados por essas abordagens, foi possível identificar características da composição de equipes de jogos e a forma como seus membros se comunicam |