Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
MARTINS, Fernanda Demutti Pimpão |
Orientador(a): |
PONTES, Cleide Maria |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Enfermagem
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25200
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Resumo: |
As crianças em idade escolar, integrantes da rede social da mulher, são receptivas ao aprendizado sobre hábitos de vida mais saudáveis e podem ser instruídas para apoiarem a amamentação. Assim, o objetivo dessa tese foi avaliar o efeito de uma tecnologia educacional sobre aleitamento materno, na forma de jogo de tabuleiro, no conhecimento dos escolares do ensino fundamental, apresentada em formato de quatro artigos. O primeiro, artigo de revisão integrativa, verificou as evidências sobre a promoção do aleitamento materno no ensino fundamental. Na amostra de sete estudos identificou-se conhecimentos e crenças das crianças desfavoráveis à amamentação, abordagem superficial do conteúdo nos livros didáticos e ausência dessa temática nas aulas. Esses resultados alicerçaram a elaboração do segundo e do terceiro artigo. O segundo artigo descreve a construção e a validação de um instrumento para avaliar o conhecimento de escolares acerca do aleitamento materno. A versão inicial com 32 itens, submetida à validação de conteúdo com 22 juízes, obteve, em sua maioria, I-CVI igual ou acima de 0.80. Após a análise das sugestões, o instrumento foi modificado, resultando na segunda versão com 21 itens, aplicada com dez escolares do ensino fundamental para validação de aparência, atingindo I-CVI igual ou acima de 0.80. O instrumento permaneceu com 21 itens, sem alterações e foi considerado validado. O terceiro artigo retrata a validação da tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro, denominada "Trilha Família Amamenta", construída em cinco etapas: concepção; pré-produção; protótipo; validação de conteúdo com 22 juízes; e validação de aparência com dez crianças. Todos os itens alcançaram I-CVI maior que 0.80 entre os juízes e concordância acima de 80% entre as crianças, sendo considerada a tecnologia validada. O quarto artigo avaliou o efeito de uma tecnologia educacional na forma de jogo de tabuleiro no conhecimento dos escolares sobre aleitamento materno, por meio de um ensaio clínico randomizado, por conglomerado, no qual foram acompanhadas 99 crianças do terceiro ano do ensino fundamental, em dois grupos: Grupo Controle (GC = 51) e Grupo Intervenção (GI = 48). A coleta transcorreu em três etapas: 1) aplicação do pré-teste em ambos os grupos; 2) intervenção com a tecnologia educacional "Trilha Família Amamenta", imediatamente após o pré-teste somente no GI; 3) aplicação do pós-teste no sétimo e no trigésimo dia após a coleta do pré-teste em ambos os grupos. Para análise do conhecimento dos escolares sobre o aleitamento materno considerou-se as médias dos escores do pré e pósteste. Para comparação das médias entre os grupos foi utilizado o teste de Mann-Whitney U e o de Wilcoxon dentro do mesmo grupo. No momento basal, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quanto ao conhecimento sobre amamentação. No seguimento, verificou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos, com médias mais elevadas no GI no sétimo (19,68±1,788) e no trigésimo dia (20,16±1,260). Portanto, a tecnologia educacional contribuiu significativamente para o aumento dos escores de conhecimento das crianças acerca do aleitamento materno no GI, sendo um recurso válido para abordar essa temática na escola de maneira criativa, lúdica e inovadora. |