Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
SILVA, João Almeida e |
Orientador(a): |
GOMES, Alex Sandro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2284
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Resumo: |
A crescente demanda por cursos de formação à distância baseados na Web fez com que os ambientes virtuais de ensino colaborativo ganhassem um importante reconhecimento nos dias atuais. Entretanto, a despeito de muitos trabalhos voltados para a área de integração de novas mídias de interação, principalmente com o advento da Web 2.0, muitos ambientes ainda carecem da necessidade de oferecer aos seus usuários, elementos que os ajudem a coordenar suas tarefas e inteirar-se sobre as atividades que ocorrem dentro do ambiente. Essa deficiência, além de reduzir a possibilidade de interação entre os usuários, diminui a motivação de alguns pela sensação de isolamento e de outros o prejuízo pela perda de tarefas por não terem um suporte no ambiente que os mantenha notificados quanto aos prazos. A pesquisa sobre elementos de percepção promove entre outras possibilidades, aumentar as interações aluno-aluno e aluno-ambiente, ajudando-o a melhor utilizar seu tempo, principalmente para os que buscam essa modalidade justamente por falta de tempo. Este trabalho visa modelar as necessidades do aluno com relação à percepção das atividades, permitindo uma interação mais efetiva e o acompanhamento completo e abrangente dessas atividades, tornando-o mais proativo e motivado. Para tanto, usando a metodologia de design centrada no usuário, propôs-se levantar as necessidades dos usuários em relação à percepção e projetar ferramentas que disponibilizem mecanismos de percepção, promovendo a interação entre alunos no ambiente. Como resultados, foram apresentados protótipos de telas contemplando os requisitos levantados e que serão aplicados no contexto do ambiente LMS Amadeus |