EF - Game Editor Franmework: um framework para editores de níveis para jogos móveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Miranda de Arruda Filho, Wabber
Orientador(a): Lisboa Ramalho, Geber
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2770
Resumo: Pode-se observar que, por melhor que seja um jogo eletrônico, dado a repetição dos movimentos realizados e a repetição dos cenários visualizados pelo usuário, com o tempo o mesmo acaba cansando-se de jogá-lo. Para evitar que este tempo seja muito curto, pode-se lançar mão de um Editor de Níveis. A introdução deste forneceria ao jogador a possibilidade de mudar alguns atributos do jogo, proporcionando assim melhor divertimento. Além disso, tal ferramenta é fundamental para o desenvolvedor criar e aperfeiçoar os níveis do seu jogo. Um dos problemas-chave na construção deste editor é fato do mesmo, ser uma ferramenta fortemente acoplada ao jogo em questão. O trabalho exposto descreve um esforço original no intuito de construir um framework para Editores de Níveis, chamado de GEF (Game Editor Framework). Para a elaboração deste framework, foi feito um levantamento de quais requisitos podem e/ou devem ser providos por um Editor de Níveis, além do desenvolvimento de três editores que serviram como caso de estudo para a abstração do GEF. A abordagem de construí um framework visa conciliar a necessidade de reaproveitamento de código, com a necessidade de se desenvolver um editor específico para cada jogo