Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
FERREIRA, Luiz Augusto Moura |
Orientador(a): |
MARQUES, Francisca Helena |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35523
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Resumo: |
Essa pesquisa desenvolveu uma análise sobre as práticas musicais da Barquinha Príncipe Espadarte situada em Rio Branco no Acre. Nessa perspectiva, foram utilizadas técnicas etnográficas, sobre a função da música dentro da religião da Barquinha, fundada por Mestre Daniel Pereira de Matos, e principalmente, na Barquinha dirigida pela Madrinha Francisca Gabriel (Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte). Vale salientar, que a Antropologia, farmacologia, sociologia, e principalmente a etnomusicologia, estudam esses contextos com alto grau técnico e teórico, a fim de contribuir para a comunidade científica relevantes informações acerca da sua função medicinal e cultural. A Barquinha em questão, presta relevantes serviços à comunidade local e principalmente ao estado do Acre, na qual, a sua construção ritual revela grandes particularidades da cultura do povo do Norte, e principalmente do Ocidente Amazônico. Foi observado neste trabalho a função do Recebimento de Hinos e Salmos de “divindades” e outros seres “mágicos” que norteiam a religião a partir de um plano metafísico, a qual chamam de Mundo Astral. Essas divindades ofertam essas músicas para os seres humanos a fim de intermediar processos de curas físicas e espirituais, e também, organizar todo o espaço ritual na qual a música é entendida como a própria cultura. É importante pontuar também, que essas músicas (Salmos) reúnem toda a doutrina da religião, as práticas, as crenças, a cosmologia, e toda a memória da religião. Nesse sentido, os processos de transmissão musical foram desenvolvidos a partir de técnicas etnográficas, a fim de enfatizar as principais observações pertinentes para a compreensão dessa religião. A metodologia dessa pesquisa, experimentalmente chamada de “etnografia de imersão”, buscou transcrever os dados de forma instantânea, e durante a miração no campo. Assim, a parte escrita do texto busca “transportar” o leitor para campo de pesquisa, de forma com que ele se sinta presente dentro do ritual. Assim, o felling da miração é transcrita a partir da descrição das práticas musicais da Música de Ayahuasca na Barquinha Príncipe Espadarte. |