“You wanna a piece of me?” : a estética do fandom na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: MASCARENHAS, Alan Mangabeira
Orientador(a): SOARES, Thiago
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710
Resumo: Refletir sobre fãs hoje traz à tona singularidades que resistem às modulações dos díspares fluxos de mediação responsáveis por tonificar as experiências e acionar questões estéticas através do envolvimento corpóreo do indivíduo enquanto consumidor, ouvinte, membro, fruidor, fã. Na margem até do seu próprio espaço de pertencimento, o media fandom de música parece despontar das frivolidades e exageros da música pop com uma questão conceitual trilhada numa visão empírica: há uma estética particular acionada pela experiência corpórea e virtual dos fãs de música pop? Diante disto, proponho verificar teórica e empiricamente certa “estética do fandom” dentro da música pop através das peregrinações de fãs, numa pesquisa autoetnográfica, na qual me coloco como objeto de estudo enquanto fã. A peregrinação se dá para a cidade de Las Vegas, onde Britney Spears apresenta sua residência de cinco anos de duração, a “Piece of Me”, e de quem sou fã desde os onze anos de idade. Acompanho ainda a peregrinação da fã Tiffany Brad shaw, drag queen paulista que mimetiza Britney e que vai a um encontro pago com a artista, antes do show. Questões ancoradas na identidade, memória, imaginação, legitimação, disputa, afeto, culto e rituais do fã de divas pop vêm à tona fornecendo ferramentas para questionarmos a existência de particularidades que podem constituir uma estética singular na experiência mediada do fandom de música pop. O corpus deste trabalho passa a ser composto por fãs espectadores de shows fixos (residências) em Las Vegas. A ideia de devir diva, devir fã, corpo monumento e cidade pop são conceitos que emanam desta tese.