Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
ALVES, Enoque Calvino Melo |
Orientador(a): |
GOMES, Alex Sandro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2782
|
Resumo: |
Aprendizado Colaborativo Apoiado por Computador tem se firmado como um paradigma de ensino. Neste articulam-se diferentes conceitos de aprendizagem e interação em grupo. Os ambientes colaborativos síncronos visam facilitar a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências entre participantes de um grupo. Componentes síncronos de aprendizagem (também chamados de sistemas de groupware) podem ser caracterizados por prover um conjunto de objetos virtuais compartilhados. Estes são manipuláveis por ferramentas e constituem-se num espaço compartilhado de interação entre usuários. O problema que estamos focando consiste levantar, a partir da interação entre usuários, requisitos que colaborem com a definição de uma arquitetura de componentes colaborativos síncronos que resolva problemas de comunicação, consciência de colaboração, manutenção do espaço compartilhado, controle de acesso ao espaço compartilhado, definição de papéis e percepção (awareness). Este trabalho utilizou técnicas de design para usabilidade com o intuito de resolver problemas relativos à interação mediada por componentes síncronos de aprendizagem, propondo um conjunto de requisitos para construção de novos sistemas que favoreçam a interação em grupo através de análises centradas nas necessidades dos usuários |