Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Godoy Neto, Mario |
Orientador(a): |
Ferraz, Carlos André Guimarães |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12173
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Resumo: |
Nos últimos tempos, têm surgido cada vez mais dispositivos computacionais com aplicabilidades diversas. Smartphones têm propósitos distintos de tablets, que têm propósitos diferentes de aparelhos de TV, que se apresentam como plataformas de computação não-convencional. Tais distinções apresentam, em especial, implicações merecedoras de estudos sobre o desenvolvimento de software para os mais diferentes dispositivos. Aplicações de software para TV Digital (TVD), por exemplo, possuem peculiaridades que demandam atenção especial em seu processo de desenvolvimento, tais como: coleta de requisitos referentes ao conteúdo multimídia (dimensão, tempo de exibição, posição e sincronismo) e a necessidade de um rápido desenvolvimento das aplicações, ou seja, o mais próximo possível do tempo de produção do conteúdo audiovisual da TV associado à aplicação, como: telejornais, notícias de última hora, publicidade entre outros. A presente pesquisa pretende apontar um método de desenvolvimento de software mais rápido e adequado às peculiaridades das aplicações de TVD. Para isso, através do levantamento bibliográfico foram estudados os métodos ágeis mais utilizados Scrum, eXtreme Programming (XP) e um método híbrido, formado por ambos. Visando avaliar o desempenho de tais métodos, foi realizado o primeiro experimento controlado. Em sequência, a adequação de tais métodos foi novamente avaliada através de um survey com profissionais experientes em TVD. Os resultados obtidos foram analisados através da técnica multicritério de apoio à decisão, que apontaram indícios que o método híbrido é o mais adequado, porém, existem pontos de melhoria que podem aprimorar o processo de desenvolvimento. Os resultados do primeiro experimento associados ao survey viabilizaram a especificação e customização de um novo método híbrido, proposto pela presente tese, denominado eXtreme Digital Television (XDTv) que compartilha da filosofia ágil para auxiliar no tratamento das peculiaridades do ambiente de TVD. Um segundo experimento avaliou o desempenho do método XDTv e o comparou com o método híbrido (Scrum/XP) que foi melhor avaliado no primeiro experimento. Os dados dos experimentos foram coletados sob diferentes perspectivas e as análises permitem concluir que o método XDTv apresentou melhor desempenho, revelando-se mais rápido e mais adequado ao desenvolvimento de aplicações para TV Digital |