Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
OLIVEIRA FILHO, Carlos Gomes de |
Orientador(a): |
JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24716
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Resumo: |
A proposta da dissertação é analisar comparativamente as canções dos movimentos tropicalismo e manguebeat. Para tanto, utilizaremos o conceito de canção crítica, no qual a música brasileira, sobretudo a partir da bossa nova, teve papel central nos debates culturais e políticos do país, tendo a canção o impulso de revelar discursos críticos diante da sociedade. A canção crítica presente no tropicalismo e manguebeat pôs em questão o establishment, a noção de tradição e vanguarda, a indústria cultural, a poética da canção e seu efeito discursivo, a relação entre estética e política, dentre outros subtemas. Assim, o corpus será formado a partir de canções dos álbuns Tropicália - Ou Panis et Circencis (1968), de vários autores, Caetano Veloso (1967;1969), de Caetano Veloso, Gilberto Gil (1968;1969), de Gilberto Gil, Grande Liquidação (1968), de Tom Zé, Os Mutantes (1968; 1969), dos Mutantes, Gal Costa (1968), de Gal Costa, Da lama ao caos (1994) e Afrociberdelia (1996), de Chico Science & Nação Zumbi (CSNZ), Samba esquema noise (1994) e Guentando a Ôia (1996), de mundo livre s/a. A variedade no recorte de gêneros, como o samba, bolero, marcha, baião, bossa nova e rock comentados criticamente pelo tropicalismo; e no manguebeat a apropriação do maracatu, coco, ciranda, embolada, hip-hop, soul music, samba e punk rock, pretende demonstrar como os gêneros através da canção crítica podem ser acionados de modo diverso em seus aspectos midiáticos, estéticos e culturais. |