Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
ANDRADE, Andréa Feijó
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
MANESCHY, Orlando Franco
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
Instituto de Ciências da Arte
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7824
|
Resumo: |
Ao tematizar a relação arte-comunidade e problematizar a criação artística com a participação social, esta dissertação tem como objeto de estudo a produção artística compartilhada. A linguagem visual da fotografia é a principal ferramenta na construção dos dispositivos artísticos/estéticos. Do ponto de vista epistemológico, adotou-se o paradigma do pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, referência norteadora da abordagem desta pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa prática, de caráter experimental, comprometida com a participação da comunidade de Algodoal, utilizou-se os pressupostos da pesquisa-ação, nos termos propostos pelo teórico René Barbier. A comunidade escolhida para essa experiência artística/estética situa-se na ilha de Maiandeua, nordeste do Estado do Pará. |