Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
SANTOS, Leidiane Jacira de Oliveira
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Orientador(a): |
NASCIMENTO, Márcio Lima do
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
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Departamento: |
Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13095
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Resumo: |
O ensino da Botânica, de modo geral, é marcado por uma metodologia tradicional, exaurida de aulas expositivas, com pouca prática e contextualização, o que o torna desinteressante e baseado na memorização de nomenclaturas. Diante disto, o trabalho aqui apresentado dispõem sobre a produção de um material didático para o ensino da Botânica, que visa a integração da arte e da ludicidade como auxiliares no ensino deste tema. Numa perspectiva de educação baseada no ‘Aprendizado Significativo’ e na valorização das experiências de vida dos alunos, o trabalho incentiva a criatividade e a inovação nas práticas docentes, buscando expandir os caminhos criados pelo cérebro, para favorecer o aprendizado do aluno. O Bio-arte é um Aplicativo Web, classificado como “Caderno Didático-Pedagógico”, que tem a função de ajudar nas ações de ensino do professor, e de aprendizagem dos alunos, sobre a ‘Morfologia e Classificação das FLORES’, no Ensino Superior. O ponto de partida do aplicativo é a tela “O Nascimento de Vênus” (1.484) - de Sandro Botticelli. A partir dela, o aluno pode navegar para outros slides e ter acesso, de forma interconectada, aos assuntos de Botânica e de Arte, relacionados ao quadro e a temática de ensino escolhida. Bem como, as propostas de atividades a serem desenvolvidas. Os assuntos são abordados por meio de textos, imagens, áudios, vídeos e animações. Para a realização deste trabalho foram utilizados como técnica de pesquisa os ‘Métodos Mistos’, com abordagens ‘Qualitativas’ e ‘Quantitativas’ – observação como participante e entrevistas. Além de ‘Pesquisa Exploratória’ por meio de ‘Revisão de Literatura’. Para validação do produto foi usado o ‘Painel de Especialistas’. Considerando os pressupostos descritos pela pesquisa, concluiu-se que o produto Bio-arte tem real potencial para atender as necessidades do público alvo, docentes e discentes do Ensino Superior, no que tange a melhoria do ensino aprendizagem de botânica. Estabelecendo para ele, pilares educacionais fundamentados na interdisciplinaridade, criatividade e inovação. Utilizando a ludicidade e a arte na busca do desenvolvimento integral do indivíduo, da sua emancipação educacional e da valorização dos seus conhecimentos prévios, sua identidade e seus interesses. Podendo o aplicativo atuar, muito mais do que como um objeto de aprendizagem, mas também, como um processo metodológico de ensino. |