Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Holanda, Kelma Madeira Furtado de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/89664
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Resumo: |
Trabalhos em Interação Humano Computador (IHC) que focam na modelagem dos usuários, objetivam a efetiva representatividade dos pretensos usuários que interagirão com a tecnologia sendo desenvolvida e/ou avaliada.Atingir tal objetivo requer um melhor entendimento sobre o usuário, especialmente o desenvolvimento de um artefato modelador dos usuários como o proposto neste estudo: Personas, aliado aos aspectos sociais que vêm atender esta expectativa em um Processo de Desenvolvimento de Software. Apesar da notória evolução de estudos em IHC voltados à modelagem dos usuários, observase ainda, uma carência em trabalhos que orientam profissionais na elaboração e utilização do artefato personas de forma prática e objetiva. Este trabalho propõe um framework, para guiar profissionais de IHC a conhecerem a técnica de modelagem dos usuários elaborando perfis de grupos de usuários representativos, e a utilizá-la adequadamente com vários propósitos dentro de um Processo de Desenvolvimento de Software (PDS). Este framework foi aplicado em duas propostas distintas em um processo de software: a) para apoiar a Elicitação de Requisitos, propiciando identificar perfis diversificados de usuários, e b) para apoiar a Avaliação de Sistemas Colaborativos, favorecendo uma análise centrada no usuário. Os resultados alcançados nas aplicações deste trabalho permitiram às equipes de desenvolvimento envolvidas nos respectivos projetos: conhecerem seus usuários; desenvolverem um produto/serviço centrado nas necessidades dos usuários; identificarem os ios para aplicação de testes; resgate e análise de aspectos sociais, tais como ética, segurança, confiabilidade, colaboração, valor agregado, etc. PALAVRAS-CHAVE: Personas, Modelagem dos Usuários, Perfis de Usuário, Nova Usabilidade, Experiência do Usuário, Etnografia, Análise Quantitativa, Análise Qualitativa, Critérios Sociais. |