Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Silva, Junia Paula Goncalves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/104253
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Resumo: |
No ecossistema competitivo, gerado pelas constantes inovações em produtos e serviços, há um demanda de trabalho e investigação de propostas a serem financiadas por investidores e lançadas no mercado. Para tal, o framework Inovamobi é proposto. A fim de unir a reflexão sobre o contexto de mercado e experiência de usuário na proposta de produtos ou serviços inovadores no ambiente tecnológico. O trabalho tem por objetivo melhorar e aprimorar o processo de geração de idéias para novos produtos e serviços. Foram desenvolvidos 3 (três) estudos de caso aos quais serviram para analisar e avaliar o framework proposto. O primeiros 2 (dois) casos geraram o insumo necessário para a devida reestruturação do framework, ao ponto que o terceiro e ultimo foi utilizado como avaliação, sendo seu output entregue para envolvidos e pessoas com domínio no problema e essas avaliaram sua qualidade. Os resultados mostraram que o framework foi capaz de gerar diversas ideias, sendo essas consideradas boas por pessoas com conhecimento do domínio do problema, além de uma idéia considerada ótima também por essas pessoas. Concluiu-se que o framework proposto obteve os resultados significativos, de acordo com a literature do tema. Este trabalho tem como contribuição significativa para a interdisciplinaridade de IHC com teorias de criatividade e geração de ideias, assim como processos e modelos direcionados à inovação. Palavras-chave: Interação humano-computador; criatividade; experiência do usuário; processo de inovação. |