Fortuna crítica e metapoesia em Claudia Roquette-Pinto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Marani, Eloiza Fernanda
Orientador(a): Grácia-Rodrigues, Kelcilene
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2504
Resumo: O estudo da fortuna crítica revela muito do processo criativo de escritores, pois ressaltam aspectos significativos e recorrentes sobre o projeto estético e poético. Esta dissertação realiza a montagem, sistematização e análise de textos que versam sobre vida e obra da poeta contemporânea Claudia Roquette-Pinto, destacando diversas características que percorrem suas obras. O estudo do material bio/bibliográfico resultou num trabalho dividido em dois capítulos. No primeiro, catalogamos e sistematizamos os textos de diversos gêneros textuais, os quais apresentam vida/obra de Roquette-Pinto e ressaltam a presença de jardins em sua poética, gerando uma reflexão sobre o processo criativo. Para direcionar nossos estudos concernentes aos aspectos metodológicos da fortuna crítica utilizamos Rauer Ribeiro Rodrigues (2006), José Batista de Lima (2010) e Jane Chistina Pereira (2001). No segundo capítulo, analisamos poemas de cinco obras da poeta carioca – Os dias gagos (1991), Saxífraga (1993), Zona de sombra (1997), Corola (2000) e Margem de manobra (2005) – no intuito de comprovar e ilustrar que a metapoesia é um aspecto recorrente na poética de Roquette-Pinto. Para fomentar nossas discussões e direcionar esta análise, nos baseamos em Octávio Paz (2012), Jorge Luiz Borges (2000), Ivete Walty (1999), entre outros, acerca da metalinguagem na formação deste estudo.