Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Sogabe, Alexandre Prado |
Orientador(a): |
Ghizzi, Eluiza Bortolotto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2327
|
Resumo: |
A expansão quantitativa dos hábitos de fotografar e de ver imagens, impulsionados pela “revolução digital”, tem contribuído para o aumento da complexidade das representações e consequentemente dos signos. O uso de fotografias digitais em exposições audiovisuais é um fenômeno estimulado pela facilidade da produção de fotografias. Todavia, analisar todos os significados de uma exposição audiovisual é um trabalho muito extenso, o que justifica no caso dessa pesquisa que propõe analisar exposição audiovisual Glauce Rocha realizada no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) a partir de outubro de 2012 a maio de 2013, fazer um recorte, que coloca o foco do estudo no aspecto das transformações de significados das fotografias da exposição audiovisual, se comparadas às usadas do acervo do MIS-MS. Para a análise parte-se do pressuposto de que a semiótica peirciana apresenta estratégias metodológicas para a leitura e análise dos processos empíricos de signos, e com base nesse referencial teórico-metodológica, foram desenvolvidos estudos com foco para a compreensão dos significados das fotografias a partir da teoria interpretantes de Peirce. |