O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Giovanna Belico Caria Guimaraes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD
Resumo: Esse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências.