A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF |
Resumo: | A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade. |