Festas, bailes, partidas e contradanças: as danças de sala do Bello Horizonte de 1897 a 1936
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRFRK |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar e entender como se formou a cultura das danças de salão em Bello Horizonte entre os anos de 1897 a 1936. Para tal, buscou em diferentes tipos de fontes elementos que possibilitassem a reprodução do cenário cultural desse tempo.Nas trilhas deixadas pelos documentos, pela presença ou ausência nos arquivos, buscamos estabelecer os cruzamentos dessas fontes encontradas, o que nos possibilitou a identificação e o entendimento das redes de sociabilidade formadas nos espaços da cidade que seestabeleciam, de maneira direta ou indireta, tendo as danças de salão como mediadoras das relações. Tais pistas também nos possibilitaram a compreensão dos códigos e mensagens transmitidas pelos diferentes ritmos, formas e estilos dançados na cidade. Assumindo a dança como linguagem polissêmica, percebemos que a gestualidade e a gramática própria das danças de salão nessa cidade demonstravam, para além de simples passos e movimentos, os traços da sociedade horizontina do período estudado. Apoiadas nas concepções de Bakhtin(1993) de carnavalização, de alto e baixo material e corporal, identificamos a existência de diferentes formatações dessas danças no espaço da cidade, assim como a o estabelecimento de estreitas relações entre as gramáticas dos salões, da cidade e dos corpos dançantes. |