A emergência do individualismo moderno no pensamento de John Locke

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Paulo Cesar Nodari
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WFJXN
Resumo: O objetivo desta dissertação: "A emergência do individualismo moderno no pensamento de John Locke" é remontar ao pensamento filosófico lockiano e fundamentar a tese de que a sua concepção antropológica é eminentemente individualista. Embora Locke não tenha nem um tratado e nem um escrito específico acerca de sua antropologia, busca-se, nesta dissertação, sistematizar metodicamente a concepção antropológica subjacente ao pensamento filosófico de John Locke. Trata-se de mostrar que o empirismo lockiano dá primazia ao indivíduo e esta primazia conferida ao indivíduo será também o fundamento da sua teoria política. Neste sentido, a dissertação é articulada em duas partes. Na Parte I: "Alguns aspectos da gnosiologia e da antropologia lockianas tendo em vista a fundamentação da esfera política", busca-se mostrar que a tese central da gnosiologia de Locke e alguns aspectos da sua antropologia, esboçados no Ensaio, são imprescindíveis à fundamentação da esfera política. Na Parte II; "A esfera da política como efetivação do projeto antropológico individualista lockiano", busca-se mostrar que a primazia conferida ao indivíduo em sua gnosiologia tem sua efetivação explícita na esfera política. A primazia conferida ao indivíduo é, portanto, o fundamento da teoria política lockiana e uma das bases principais de inspiração para todo o pensamento liberal posterior. Logo, a filosofia de Locke é um passo muito importante na dissolução do pensamento clássico da tradição ocidental para a concepção do pensamento moderno.