Rumor dos corpos: subjetividade e cultura em Al Berto
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDGGF |
Resumo: | Elaborar um trajeto, transversal, pelas obras de Foucault, visualizando aqueles pontos dispostos acerca da linguagem e literatura; a fim de compor argumentos teóricos que permitiam compreender a obra de Al Berto. Nos rastros do sujeito, tomando como ponto de referência a cultura, entrecortada por uma escrita vinculada à sexualidade, ao desejo como fluxos que deixam pelo corpo seus vestígios, a poética albertina é traçada, com enfoque nas idéias de subjetividade e cultura. Em franco diálogo com Foucault, promove-se uma incursão pelas obras Deleuze e Blanchot a fim de alcançar os enunciados dispostos nos textos. Remonta-se, ainda, a autores representativos, principalmente para a cultura portuguesa, no que se refere à discussão acerca do sujeito e da linguagem, mas também da inserção do corpo na poesia. Esse trajeto passa por Hölderlin, Camões, Whitman, Pessoa, Cesário, até se alcançar os contemporâneos, entre eles Ana Cristina César que, como Al Berto, surge na década de 70. O enfoque principal do trabalho é assinalar, a partir do retorno da subjetividade em Al Berto, os rumos na literatura, em especial da poesia contemporânea. |