Puebla e as ideologias
Ano de defesa: | 1981 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NMJJW |
Resumo: | Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa para a obtenção do grau de mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, nos anos de 19 79/1980. Foram dois anos debruçados sobre uma imensa bibliografia procurada nas bibliotecas centrais da UFMG e UCMG. Com a engenharia e arte da orientação eficiente e constante do Dr. Pe. Alberto Antoniazzi, conseguimos produzir estas páginas sobre PUEBLA E AS IDEOLOGIAS, elaborar este nosso discurso por meio do discurso do outro. Por "PUEBLA" entendemos a III- Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, considerada não isoladamente mas como expressão particularmente significativa da Igreja na sua teoria e prática, face à atual conjuntura sócio-política da América Latina. Não estudamos toda a temática de Puebla, mas apenas sua tomada de posição face ã ideologia do Capitalismo Liberal, ao Coletivismo Marxista e à Ideologia da Segurança Nacional neste continente. Esperamos ter alcançado os objetivos de nosso projeto de dissertação. Analisamos como Puebla compreende e interpreta as referidas ideologias. Aplicamos e discutimos os conceitos atuais de ideologia ( por exemplo, ÀLTHUSSER, RICOEUR etc)à análise de Puebla. Não deixamos de explicitar, embora ligeiramente, o "projeto de libertação" de Puebla, que ê o pressuposto de sua "crítica das ideologias". A nossa pretensão inicial, cremos, foi realizada. Com o auxílio de leituras críticas, provenientes da realidade latino-americana, ficamos a saber do posicionamento da Igreja frente as ideologias geradas pelo Capitalismo, pelo Coletivismo Marxista e peIa Segurança Nacional nesta parte do Terceiro Mundo. Graças a esse esforço de pesquisa, com dedicação exclusiva concedida gentilmente pela UFAL/CAPES/SENEC-AL, somos, hoje, sabedores porque e como Puebla-Igreja analisou e considerou aqueles sistemas na categoria de discursos ideológicos |