Laboratório Intuitivo: da força transformadora da música de Hermeto Pascoal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rafael Rocha Pansica
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Programa de Pós-Graduação em Música
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/43290
https://orcid.org/0000-0001-9033-5610
Resumo: Esta dissertação propõe tomar a força intuitiva da música de Hermeto Pascoal como fonte de afecção para uma experiência artística de criação e performance. O laboratório enunciado aqui [1] discute o papel da intuição como mecanismo motriz da imaginação artística, [2] descreve os mecanismos “antropofágicos” (sensu Oswald de Andrade e Eduardo Viveiros de Castro) como operadores da relação local/ universal na música de Hermeto e [3] busca fazer uso dessas forças de afecção para empreender e relatar, etnograficamente, experiências transformadoras do fazer artístico do autor da dissertação. Entre os resultados produzidos pela presente pesquisa, destaca-se os dois arranjos para violão solo para duas das mais conhecidas canções de Hermeto Pascoal: “Bebê” e “Chorinho pra ele”.