As poéticas seiscentistas e a obra de Dom Francisco Manuel de Melo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Thiago Cesar Viana Lopes Saltarelli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FZRTA
Resumo: Esta dissertação procura investigar os elementos mais significativos da poética seiscentista, como a emulação, a agudeza e o decoro, dentre outros. Para tanto, a pesquisa pressupõe a consulta direta aos principais tratados de retórica e de poética do século XVII, raramente abordados pelos críticos, como a Agudeza y arte de ingenio, de Baltasar Gracián, e o Cannocchiale Aristotelico, de Emanuele Tesauro. Tal pesquisa possibilita o estudo da teoria literária vigente na própria época analisada, evitando uma abordagem anacrônica do objeto, originária da utilização de categorias pós-iluministas, românticas ou positivistas. O estudo das poéticas seiscentistas será vinculado à obra de Dom Francisco Manuel de Melo, a qual, longe de ser mero exemplo dos elementos dessas poéticas, participa ativamente da formulação de seus principais fundamentos. É preciso lembrar que, entre as suas obras, encontra-se o Hospital das letras, espécie de 'crítica literária' realizada pelo autor. Finalmente, para fornecer uma visão mais ampla do contexto em que foram compostas algumas preceptivas poéticas e a obra de D. Francisco, discutem-se alguns aspectos históricos, políticos, sociais, culturais, lingüísticos e literários da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII.