Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Sanches, Leonardo
|
Orientador(a): |
Abdalla, José Gustavo Francis
|
Banca de defesa: |
Borges, Marcos Martins
,
Lima, Fernando Tadeu Araújo
,
Ruschel, Regina Coeli
|
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
|
Departamento: |
Faculdade de Engenharia
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5423
|
Resumo: |
As transformações da sociedade proporcionadas pela tecnologia digital nos impelem a estudar quais seriam suas implicações no campo da arquitetura. Há algumas décadas, nota-se o impacto da adoção do desenho auxiliado por computador na apresentação e representação de projetos, no entanto, com as evoluções surgidas com os conceitos de BIM, parametrização e sistemas generativos, destaca-se, como campo para investigação, os possíveis usos destas ferramentas como apoio à tomada de decisões ao longo do processo de projeto. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo de projeto com base na legislação urbana, que possibilite explorar os meios, processos e conhecimentos necessários para sua criação, bem como as possíveis implicações de sua adoção como suporte ao projeto e simulação de ocupações urbanas. Para o recorte de estudo, foram selecionados os quatro parâmetros definidos pela legislação que podem ser caracterizados como os principais responsáveis pela geração da forma arquitetônica básica: coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, gabarito e afastamentos. Em geral, os mecanismos utilizados pelas autoridades municipais apresentam semelhanças que permitem a abordagem de uma única cidade para um estudo exploratório, daí a concentração do estudo no Código de Obras da cidade de Juiz de Fora. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora e pode ser caraterizada como aplicada e experimental. Neste tipo de pesquisa, os procedimentos metodológicos visam refazer as condições do fato a ser estudado, para observá-lo sob controle e desta forma demonstrar o modo como ele é produzido, bem como seus efeitos. O objeto de estudo foi definido como a aplicação da parametrização especificamente através da produção de um algoritmo de projeto. Como forma de observação, foi estabelecida uma abordagem objetiva de seus resultados através da validação numérica e visual das soluções obtidas com a ferramenta digital em comparação com os métodos convencionais. Por fim, como situação de controle, foram definidos um terreno base e uma área da cidade a partir dos quais seriam realizados os ensaios com o algoritmo. Uma contribuição da pesquisa é explorar a criação e aplicação de novas ferramentas digitais, buscando estabelecer a base para futuros estudos voltados para de automação de tarefas ao longo do processo de projeto arquitetônico. Como resultado, foi possível analisar o desenvolvimento do algoritmo e seu uso em relação: ao ambiente legal, abordando a automatização das operações de adequação; ao produto, com as especificidades do desenvolvimento para terrenos individuais e em conjunto; ao processo de criação do algoritmo, através das implicações da adoção de soluções lógicas para a produção arquitetônica; à usabilidade, com foco na relação usuário-rhinoceros-grasshopper e, por fim, as limitações encontradas ao longo do processo de desenvolvimento. Com o uso do algoritmo em uma situação real foram identificados possíveis pontos fortes e fracos deste tipo de sistema. Destacase como ponto positivo que, a partir do reconhecimento das restrições legais e de uma abordagem sistematizada de solução de problemas, pode-se conseguir que a ação criativa permaneça nas mãos do arquiteto, mas que a parte repetitiva do trabalho seja automatizada. Como ponto negativo, constatou-se a complexidade de se traduzir um problema, em geral, tratado de forma subjetiva e aberta, em uma sequência finita de processamentos que transformam diversos inputs em uma única saída, um volume tridimensional. Além da natureza subjetiva do problema, a própria mecânica de programação do algoritmo requer um desenvolvimento específico, visto que, apesar do computador ser parte importante do processo de projeto, o ensino de computação nos cursos de arquitetura está voltado para uso de ferramentas e não para sua programação. |