Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Dias, Rafael Henriques Campos
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Paula, Frederico Braida Rodrigues de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Colchete Filho , Antonio Ferreira
,
Dias, Maria Angela
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
|
Departamento: |
Faculdade de Engenharia
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12511
|
Resumo: |
Esta pesquisa aborda a utilização dos jogos de montar e os compreende como uma possibilidade de recurso didático para o ensino/aprendizagem da arquitetura e urbanismo, uma vez verificada a carência de recursos didáticos direcionados a esta área. Estes jogos apresentam a potencialidade de material físico tridimensional para instrumentalizar estudantes de arquitetura, sobretudo nos aspectos de concepção da forma arquitetônica. Foram investigados empiricamente um total de nove jogos de montar disponíveis no mercado, idealizados para a arquitetura ou não, sendo empregados como recurso didático para a materialização da forma arquitetônica. Metodologicamente, para atingir o escopo supracitado, cumpriu-se uma revisão bibliográfica, realizou-se a observação de um experimento didático através de exercício de projeto utilizando os jogos de montar em sala de aula e foi aplicado um questionário junto aos alunos envolvidos, na disciplina de Estudo da Forma, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Destaca-se como os resultados desta pesquisa a compreensão dos jogos de montar no meio acadêmico como mais uma possibilidade de mundo projetual para a ativação do pensamento arquitetônico, bem como sua contribuição para instrumentalizar e estimular os processos de experimentação, criação e concepção da arquitetura, o que inclui um cenário lúdico e motivacional. |