Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Marize Moreno de
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Orientador(a): |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
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Banca de defesa: |
Pifano, Raquel Quinet de Andrade
,
Cardoso, Renata Gomes
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
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Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17335
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Resumo: |
Esta dissertação dedica-se a pensar a produção de desenhos e gravuras realizadas pelo artista Lasar Segall (1889 – 1957) para o álbum Mangue (1944). Nestas imagens figuram algumas mulheres sem nomes, que exerciam uma atividade frequentemente relacionada ao feminino e marcada socialmente pela discriminação - mulheres de um bairro, de janelas, mulheres prostitutas. Para a conceitualização das hipóteses e argumentações, tem-se como base, bibliografias feministas, estudos sociais, antropológicos, arquivos de correspondências e de periódicos, além de teoria e antropologia da imagem. No último capítulo são apresentadas inquietações acerca da complexidade do “olhar” e imagens autorais criadas no percurso da pesquisa. |