Ô abre alas! Os pretos-velhos e pretas-velhas vão passar! Ancestralidade e resistência nos sambas de enredo do carnaval carioca (2018 a 2020)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Scotton, Raquel Turetti lattes
Orientador(a): Lages, Sônia Regina Corrêa lattes
Banca de defesa: Daibert Júnior, Robert lattes, Silveira, Emerson José Sena da lattes, Campos, Zuleica Dantas Pereira lattes, Brügger, Silvia Maria Jardim lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17557
Resumo: Esta tese analisa de que maneira os pretos-velhos e as pretas-velhas, figuras tão presentes na umbanda, são representados nas letras de samba-enredo de escolas de samba pertencentes ao Grupo Especial e Série A do carnaval da cidade do Rio de Janeiro em desfiles ocorridos entre 2018 e 2020. Os sambas analisados são: “Meu Deus, Meu Deus está extinta a escravidão?” do G.R.E.S Paraíso da Tuiuti (2018); “Moju, Magé, Mojubá” do G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo (2018); “Saravá, umbanda, G.R.E.S Alegria da Zona Sul (2019); “Eu que te benzo, Deus que te cura” G.R.E.S Renascer de Jacarepaguá (2020) e “A Guerreira Negra que dominou os dois mundos” de G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha (2020). Primeiramente, abordamos a influência bantu na criação da umbanda no Brasil, juntamente com o panteão de divindades e suas falanges e examinamos a representação do preto-velho e da preta-velha consolidada em um papel de subalternidade, resultante de estratégias do controle dominante. Em segundo lugar, expomos a relação dos anciões da umbanda com as escolas de samba cariocas desde os primórdios da constituição das agremiações na capital fluminense e destacamos a perspectiva dos pretos-velhos associada à liberdade, não subordinação e a simbologia do preto e da preta-velha entrelaçada com diversos elementos do carnaval, incluindo o samba-enredo. A seguir, apresentamos uma breve retrospectiva histórica de cada escola de samba e as letras dos sambas de enredo analisados neste trabalho e, ainda, as categorias de análises dos sambas feitas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Posteriormente, realizamos as análises e exploramos a relevância do preto-velho e da pretavelha nas letras apresentadas, com o propósito de revelar significados mais profundos relacionados às afro-religiões, identidade racial, resistência e memória coletiva. Findas as análises, constatamos que os pretos e pretas-velhas possuem a capacidade inventiva de simbolizar a luta do povo negro por justiça, liberdade e manutenção de saberes tradicionais.