Espiritismo e cultura letrada: valorização do estudo pela doutrina Kardecista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Paiva, Alessandra Viana de lattes
Orientador(a): Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da lattes
Banca de defesa: Daibert Junior, Robert lattes, Magaldi, Juliana Alves lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2792
Resumo: O presente trabalho tem por intenção abordar o Espiritismo brasileiro como uma doutrina tal e qual a doutrina originada na França, ou seja, com sua característica tripla de ciência, filosofia e religião, sem que haja o entendimento de que no Brasil o aspecto religioso tenha tomado maiores proporções em detrimento do aspecto científico. Esse estudo vai tentar perceber que ao chegar ao Brasil, no século XIX, a Doutrina Espírita certamente foi influenciada pela formação cultural do país e que o aspecto religioso, de fato, recebeu um maior destaque, o que não significou, necessariamente, um afastamento de sua formação original francesa. O trabalho se deterá com maior afinco a uma característica significativa do espiritismo que é a forte valorização do estudo, o que nos mostra que seu lado científico está, assim como os outros, a todo instante presente no universo espírita. A intenção é perceber que no Espiritismo os aspectos de ciência, filosofia e religião coexistem de maneira complementar uma vez que seu sistema ritual é formado pelo estudo, caridade e mediunidade. No estudo destaca-se a intelectualidade dessa religião, a valorização da investigação racional e da pesquisa experimental. Na caridade o destaque é ao caráter cristão e, na mediunidade destaca-se a relação entre homens e espíritos. Esses pólos estão interligados já que a mediunidade engloba também a caridade e o estudo. O estudo e a caridade, por sua vez, como formas de relação com o mundo espiritual são também mediunidade. Tudo isso nos mostra que essa tríade (ciência, filosofia e religião) se apresenta, efetivamente, como o fio condutor da doutrina de Allan Kardec também aqui no Brasil.