Aplicação de realidade virtual e aumentada em sala de aula no ensino de biologia como estratégia de metodologias ativas
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
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Departamento: |
ICV - Instituto de Ciências da Vida
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00237 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14651 |
Resumo: | A tecnologia implica em grandes mudanças na nossa sociedade e na educação. Por meio dela podemos acompanhar, em tempo real, o que ocorre em qualquer lugar do mundo. No ensino não é diferente, dentro da sala de aula os avanços tecnológicos não param de chegar. A aplicação de metodologias ativas, em particular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tem sido amplamente discutida nas escolas e não está mais restrita aos laboratórios de informática. Seu uso deve estar presente nas diversas atividades, a fim de propiciar aos estudantes aprendizagem significativa e atual. Negar esta nova era dentro do ambiente escolar é promover barreiras de aprendizagens e limitar o trabalho às tão tradicionais metodologias já empregadas. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma sequência didática através do uso de metodologias ativas na educação, por meio da Realidade Aumentada (RA) e Sala de Aula Invertida, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Fisiologia Humana – sistema circulatório. O trabalho foi aplicado em turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto, munícipio de Coronel Fabriciano – MG e turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, município de Timóteo – MG utilizando a realidade virtual e aumentada, por meio dos aplicativos ARLOOPA® e Human body (male)®. A sequência didática foi desenvolvida em quatro aulas, distribuídas em duas etapas. Na primeira etapa, fez-se o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema abordado e posteriormente a atualização dos conhecimentos com pesquisas e roda de conversa realizada pelos estudantes. Na segunda etapa, os conhecimentos foram aprofundados, os estudantes aprenderam a utilizar os aplicativos e aplicaram o que aprenderam utilizando a realidade virtual e aumentada associada à metodologia sala de aula invertida. Os estudantes demonstraram engajamento e interesse em desenvolver as atividades propostas, corroborando que as metodologias ativas impactam positivamente no processo de aprendizagem. Ao final da sequência didática, os estudantes fizeram avaliação oral qualitativa do aprendizado adquirido após a aplicação da metodologia investigativa, cuja finalidade foi avaliar a proposta metodológica referente ao processo investigativo e verificar se os objetivos deste trabalho foram atingidos. O uso da sala de aula invertida intensificou a interação aluno-professor, já que durante as pesquisas de construção do conhecimento os estudantes necessitaram recorrer ao professor para esclarecimentos e este por sua vez, teve a oportunidade de conhecer e compreender os pontos críticos dos estudantes. Dentro dos objetivos propostos neste trabalho, observa-se a realidade virtual e aumentada, bem como o uso da sala de aula invertida são ferramentas de grande potencial para ser utilizada com eficácia no processo educacional. |