“Eu sou como o polvo”: Lourenço Mutarelli e o curriculum mortis na sociedade do desempenho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Paes, Graziela Ramos lattes
Orientador(a): Faria, Alexandre Graça lattes
Banca de defesa: Silva, Anderson Pires da lattes, Silva, Allison Marcos Leão da, Mota, Lia Duarte, Agra, Lucio José de Sá Leitão
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Departamento: Faculdade de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00086
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15894
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação sobre a produção ficcional de Lourenço Mutarelli, lançando mão de entrevistas do autor e duas de suas obras de ficção, os livros Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente (2011) e O Natimorto – um musical silencioso (2009). O objetivo dessa abordagem é refletir sobre como o autor empreende narrativas performáticas a partir de suas entrevistas, produção gráfica e escrita literária, nas quais emana o tensionamento entre palavra e imagem – essas duas categorias, presentes na obra mutarelliana como um todo, são trabalhadas a partir da adoção de uma postura ética, na qual a emergência da fabulação e do imaginário torna-se essencial na contemporaneidade, uma vez que vivemos numa época na qual as imagens midiáticas se expandem para quase todos os domínios humanos, sobrecarregando nossa capacidade perceptiva e resultando na ausência de consciência sobre nossos próprios corpos. Trazendo como tônica o discurso do fracasso, Mutarelli produz e compartilha continuamente seu curriculum mortis (KONDER, 1983) em toda a sua obra. Diante dessas questões, a perspectiva teórico-analítica desta tese lança mão de textos das áreas da literatura, da filosofia e dos estudos da imagem e das mídias.