Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Professor, Juciano Rocha
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Orientador(a): |
Saparas, Marcelo
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Banca de defesa: |
Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de
,
Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
,
Melo, Silvia Mara de
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Grande Dourados
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em Letras
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4555
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Resumo: |
Esta pesquisa de Mestrado objetiva analisar como determinadas imagens, por meio da metonímia, constroem seus sentidos e veiculam, de um lado, marcas de seu contexto de produção e, de outro, conteúdo metafórico, ajudando a formar o processo persuasivo. Nessa perspectiva, este trabalho tem como corpus dez Marcas de Governo – construções imagéticas feitas pela SECOM (Secretaria de Comunicação Social) que representam a gestão de sete presidentes da República de 1990 a 2019: Fernando Collor de Mello (1990), Itamar Franco (1992), Fernando Henrique Cardoso (1995; 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003; 2007), Dilma Rousseff (2011; 2015), Michel Temer (2016) e Jair Messias Bolsonaro (2019). A escolha dos mandatos e, consequentemente, das Marcas, foi pautada no primeiro governo eleito por voto direto até o atual. Por conseguinte, pretende-se analisar as marcas objetivando: (a) a relação entre seus contextos de situação e de cultura; (b) a influência argumentativa dos slogans e do conteúdo verbal; (c) a construção e organização dos elementos dentro do plano das imagens; e (d) as metáforas e metonímias nelas presentes. A pergunta de pesquisa que move este trabalho é: como se manifesta a relação entre os contextos de situação e de cultura na produção das Marcas de Governo? Para responder a ela, recorre-se à Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; MARTIN, 2003), à teoria da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e à Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 1980; FENG, 2017), todas pensadas dentro do campo da Linguística Aplicada. A pesquisa observou que: a) houve a necessidade de conhecer o contexto de situação e de cultura para a compreensão dos sentidos metafóricos encontrados nas Marcas; b) oito das dez Marcas em análise continham a metonímia do tipo “parte pelo todo”; c) as metáforas encontradas possuíam forte ligação com seus contextos culturais; e d) todas as construções em análise apresentaram relação direta com um dos Símbolos Nacionais. |