Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Thaiane Moreira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13190
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas estão sendo configuradas no processo de se jogar um Alternate Reality Game (ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade através de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais como também os espaços urbanos. Partindo do princípio de que suas regras do game play e a operacionalidade deste gênero de jogo são complexas e baseadas em uma narrativa transmidiática fragmentada em múltiplos suportes, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como se constituem as configurações das habilidades cognitivas destes indivíduos em sua interação entre pares com o objeto. Partimos da hipótese de que os próprios jogadores constroem conhecimentos coletivamente em prol de uma maximização de suas próprias experiências individuais durante esse processo imerso-pervasivo do jogo. Sendo assim, esta pesquisa busca empreender um mapeamento de constantes das habilidades cognitivas dos jogadores enquanto indivíduos, na inte-relação com um jogo essencialmente coletivo que transborda as fronteiras da realidade e da ficcionalidade. |