Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Silva, Marcus Vinicius de Oliveira da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28185
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Resumo: |
A pesquisa se organiza em torno de um objetivo geral: analisar as produções fotográficas que estão associadas ao poder colonial português, mais precisamente o regime salazarista no início da sua instauração. Nesse sentido, propõe-se a análise de duas séries fotográficas, seus circuitos sociais, assim como seus usos e funções em um contexto colonial. A primeira é um conjunto produzido por fotógrafos profissionais em dois grandes eventos promovidos pelo regime: a Exposição Colonial de 1934 e a Exposição do Mundo Português de 1940; a segunda, por sua vez, produzida nas missões antropológicas sob a orientação do antropólogo António Mendes Corrêa (1888-1960), tais como os trabalhos na Exposição Colonial de 1934, as Missões da Guiné (com duas campanhas entre 1946-1947) e de Moçambique (com seis campanhas em 1936, 1937/38, 1945, 1946, 1948 e 1955/56). Deste modo, busca-se compreender como operou a relação entre fotografia e projeto colonial no início do regime salazarista. |